segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

IMUNOLOGIA


Estudos indicam que pode começar em países desenvolvidos uma epidemia de “supervírus” decorrente das variantes do HIV, que estão cada vez mais resistentes ao tratamento de antirretrovirais.
A pesquisa foi realizada nos Estados Unidos, na cidade de San Francisco, e verificou-se que, nas últimas duas décadas, a resistência do vírus cresceu de maneira considerável na cidade americana.
Os pesquisadores dizem que a ameaça da propagação da doença é real, pois os soropositivos podem transmitir o vírus para várias pessoas.
O farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, explica que assim como ocorre com o uso de antibióticos nas bactérias, o uso de antivirais tende a desenvolver resistência em vírus.
Ele afirma ainda que a utilização equivocada e a alta capacidade de mutação dos vírus são fatores que colaboram para esse problema.
“Na verdade esse risco já vem sendo previsto desde 2001, quando já há havia nos EUA uma taxa de resistência a alguns medicamentos de cerca de 15% das cepas”.


fonte: http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/noticias/40563/pesquisas-mostram-que-hiv-torna-se-mais-resistente-a-medicamentos

web livre: PCR, GCAT, RNAmi

Powered By Blogger