Álcool- em baixa concentração no sangue, provoca euforia, aumento da autoconfiança e diminuição da timidez ocorrendo também um estímulo no apetite. Num indivíduo alcoolizado, os reflexos se tornam mais lentos propiciando acidentes, a fala se modifica e o equilíbrio é afetado. Doses altas provocam gastrites e úlceras bem como problemas hepáticos que envoluem para cirrose.
Maconha- Ataca o humor, a coordenação motora e a memória deteriorando a capacidade de desempenhar tarefas que exijam raciocínio. Outros sintomas são secura na boca e garganta e aumento do apetite. Doses elevadas provocam alucinações e perda de consciência.
Cocaína- Sensações de bem – estar e euforia, agitação e excitação. Com o tempo, o indivíduo não se contenta mais com pequenas doses, partindo para doses maiores o que passa a provocar tremores, crises convulsivas, vômitos e depressão.
Nicotina- Os problemas de saúde causados pela nicotina também são graves. Entre eles estão arritmias cardíacas, doenças cerebrovascular, aumento da mortalidade pré-natal, doenças nas gengivas, perda do tato e olfato.